No nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações. Então, como utilizar as cores, de forma a potenciar o nosso bem-estar e equilíbrio?

Cores, texturas, plantas e imagens têm o poder de inspirar e transformar os espaços onde vivemos. Falando especificamente em cores, estas afetam profundamente o comportamento humano. Por isso, tendo em consideração as caraterísticas de cada uma, podemos usá-las em nossas casas de forma a potenciar o nosso bem-estar e equilíbrio.

Como tornar a nossa casa mais inspiradora através das cores?

. Amarelo

Cor da concentração e da comunicação, o amarelo é muito associado à tolerância e à sabedoria. Acelera a energia, por isso é uma boa escolha para estimular a alegria e espontaneidade. Transmite uma sensação de vivacidade e representa o elemento terra e sua estabilidade.

. Azul

O azul transmite tranquilidade, harmonia e paz. O azul escuro simboliza as profundezas das águas do mar, a sabedoria, o poder da intuição e do inconsciente. O azul claro simboliza paz e espiritualidade angelical. O azul esverdeado é muito positivo, associado à natureza e ao elemento madeira que representa juventude e desenvolvimento.

. Verde

O verde representa o elemento madeira, o alavancar de projetos, realizar sonhos, conquistar objetivos e iniciar novas etapas.

. Roxo

 

O roxo, criado através da mistura de vermelho e azul, sugere um equilíbrio entre amor e sabedoria, paixão e razão, mente e espírito. Roxo é uma cor associada às energias da compaixão e das boas ações. Inspira dignidade, autoridade e respeito. O roxo tem uma conotação espiritual forte e pode representar o silêncio e a meditação.

. Castanho 

O castanho significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

. Vermelho

O vermelho simboliza força, vigor, energia, paixão, ação, calor. Vermelho traz vitalidade e eleva a autoestima das pessoas. O vermelho é a cor do sucesso e da fama.

. Rosa

Rosa é a cor do amor, da felicidade, do romance e representa intenções puras. Rosa é a mistura do vermelho com o branco, representando a união da terra e do céu, do material e do espiritual. É considerada uma variação do vermelho, contendo uma forma suave de energia yang (masculina) expressando alegria e jovialidade.

. Cinzento

O cinzento simboliza o equilíbrio dos opostos: preto e branco se misturam para criar essa cor que pode ser um símbolo de equilíbrio e solução de conflitos. Por um lado, pode parecer simples, triste, sóbrio ou neutro demais, no entanto, pode ser uma cor moderna, harmoniosa, chique e marcante.

. Preto

Preto é a cor do elemento água e representa sabedoria, profundidade inteletual, despertar de insights e forte conexão espiritual. Nos ambientes é uma cor que indica sensação de profundidade. O preto pode ser muito elegante e sofisticado, no entanto, se for usado em excesso pode ser uma cor que torna as pessoas sombrias, deprimidas e pessimistas. O ideal é combinar o preto com cores neutras.

Branco

O branco representa o elemento metal e propicia criatividade. A cor da paz, da pureza, da espiritualidade e da limpeza. Um ambiente branco proporciona frescura, calma e dá ideia de maior espaço, proporcionando a sensação de liberdade.

. Dourado / Prateado

No Feng Shui o dourado e o prateado estão associados ao elemento metal. O dourado é considerado quente e favorece a atração de riqueza e prosperidade. O prateado pode ser considerado uma cor fria e favorece o sucesso. Estas duas cores ajudam a criar uma imagem de poder e bom gosto.

Use sabiamente o poder da cor para uma Casa com Alma!

Artigo disponível aqui.