Feng shui: o que é e como harmonizar a sua casa?

20 abr 2022 | 6 min de leitura

Encha a sua casa de boas energias, viva melhor e alcance os seus objetivos. Siga as dicas de uma especialista em Feng Shui e tire o melhor partido de cada divisão de sua casa.

Todos nós, em algum momento da vida, já ouvimos o termo Feng Shui. Mas o que significa? É uma prática originária da China antiga, que se traduz, literalmente, como “vento-água”. Mas vamos explicar de seguida o que é e como harmonizar a sua casa, com a ajuda de Vanda Boavida, autora do livro Casa com Alma, professora e consultora de Feng Shui.

O que é o Feng Shui?

É uma prática milenar chinesa que tem como objetivo encontrar o equilíbrio entre as pessoas e os espaços. De acordo com esta filosofia, a forma com a sua casa – ou local de trabalho – está disposta, influencia várias áreas da vida, nomeadamente:

 

  • Relacionamentos pessoais
  • Relacionamentos profissionais
  • Sucesso
  • Saúde
  • Prosperidade

 

“Tudo aquilo que ambicionamos nestas áreas deve estar espelhado na nossa casa. Então são usadas cores, imagens e texturas de forma a harmonizá-la, tendo em conta determinados pontos específicos”, explica Vanda Boavida.

 

Com alguns pequenos gestos, como trocar a cor da parede, reordenar a disposição da mobília ou colocar plantas em determinada posição, podemos melhorar a energia da nossa casa e atrair o que desejamos na vida.

Princípios do Feng Shui (os cinco elementos)

A presença destes elementos beneficia os habitantes da casa, estimula as energias e promove o bem-estar.

 

  • Água. Representa a frescura e a abundância. Traz energias calmas e descontraídas. As cores associadas à água são o azul e o preto

 

  • Fogo. Representa a paixão e a energia ativa. Traz energias positivas para a carreira. As cores associadas ao fogo são o vermelho, laranja, amarelo forte, púrpura e cor-de-rosa

 

  • Terra. Representa a estabilidade e segurança. Traz proteção aos seus relacionamentos As cores associadas à terra são o amarelo claro, castanho e bege

 

  • Metal. Representa a claridade e a precisão. Traz energias ligadas à saúde, à vitalidade e ao crescimento, sendo ainda um símbolo de riqueza e prosperidade. As cores associadas ao metal são o cinzento e o branco

 

  • Madeira. É um símbolo de nova vida, crescimento e expansão. Traz energias de criatividade e renovação. As cores associadas à madeira são o verde e o castanho.

O que é o Baguá e o Vision Board?

O Baguá é uma espécie de bússola em formato octogonal, bastante utilizada no Feng Shui. De forma simples, é uma espécie de mapa que permite analisar a energia de um determinado espaço.

 

No entanto, segundo Vanda Boavida, o Baguá terá “caído em desuso”. Segundo a especialista, “cria uma limitação atroz do ponto de vista de análise, ao definir que todas as casas são iguais e que têm entrada a norte”.

 

A sua metodologia alia o Feng Shui ao Vision Board: “Utilizamos imagens e palavras para potenciar o objectivo final. Recorro ainda ao Kaizen, que é uma metodologia japonesa, em que o objectivo é a prosperidade. Trata-se de alavancar a rentabilidade e reduzir o desperdício para promover uma melhoria contínua – ‘eu hoje sou melhor do que ontem e amanhã vou ser melhor do que hoje’”.

 

 

Feng Shui: dicas de decoração para a sua casa

Plantas e flores são sempre bem-vindas

Se utilizar plantas, opte por colocá-las na direção sudeste da divisão, porque representa o elemento “árvore” (madeira). Utilize uma bússola para descobrir onde fica o sudeste e coloque as plantas nessa direção. Existem inúmeras plantas que são benéficas: “O Lírio da Paz, por exemplo, é conhecido por reduzir as ondas eletromagnéticas e purificar o ar. Outras plantas contribuem de forma positiva para a humidade da casa, sendo especialmente simpáticas para a nossa não desidratação, como é o caso da Hera”, avança a especialista. Deve, ainda, colocar apontamentos com flores brancas, pois estimulam a harmonia e serenidade.

Quadros e fotografias com imagens positivas

A casa deve ter imagens de tudo o que gostamos e nos faz sentir bem, como fotografias da família e amigos ou quadros que representem aquilo que pretendemos. Devem sempre ter uma mensagem positiva. “Em caso de rutura familiar não mantenha as fotografias dessas pessoas”, acrescenta Vanda Boavida. “Tudo o que está à nossa volta, inclusive objetos, deve fazer sentido e vibrar ‘amor’”. As fotografias devem ser colocadas na zona este, pois é esta direção que estimula a prosperidade nos relacionamentos pessoais e familiares.

Iluminação amarela ou branca

É um fator muito importante nas casas e deve estimular o descanso e reduzir a ansiedade. “Nos quartos, a luz deve ser reduzida e amarela para dar uma atmosfera acolhedora, romântica e que induza ao sono, devendo ser evitada ao máximo a luz branca. Já numa zona de leitura, ou num espaço de escritório ou estudo, a luz branca é aceite”, específica. Na sala privilegie as luzes em tom amarelo, pois trazem maior sensação de conforto. Prefira a iluminação nos cantos, pois estimula o fluxo de energia por todo o espaço.

Feng Shui na cozinha

Na cozinha, a organização é essencial para transmitir a calma necessária. “Aumentar a ansiedade pode levar a um consequente aumento de alimentos”, esclarece Vanda Boavida. A cozinha deve contar com a presença de plantas — ervas aromáticas, alfazema… Tudo o que propicie uma alimentação saudável. Segundo a especialista “a cor verde é muito positiva nesta zona, já que estimula a comer alimentos verdes e saudáveis”.

Feng Shui na sala de estar

As fotografias da família devem estar na sala. Esta é também a melhor zona da casa para se ter plantas, mais especificamente na zona este (considerada a zona da família). As velas, por sua vez, deverão estar situadas na zona sul da sala, que é a área representativa do elemento fogo. “Tal como as velas, também a cor vermelha ou os materiais mais densos, como o é o caso do cabedal, devem-se situar nesta área”, acrescenta Vanda Boavida.

Feng Shui na sala de jantar

Ter uma mesa redonda é mais propício para a sala de jantar do que uma mesa retangular ou quadrada — para as famílias ímpares é mais fácil dividirem-se as zonas das refeições. Outra dica simples, mas relevante, é colocar uma fruteira na mesa da sala, já que “fomenta a alimentação saudável e a prosperidade”.

Feng Shui para quartos de adultos

  • Incluir elementos cor-de-rosa na decoração. Segundo o Feng Shui, esta cor representa o amor, a felicidade e o romance

 

  • Colocar fotografias felizes dos casais. Não é aconselhável colocar fotografias dos filhos e da família neste ambiente (estas ficam destinadas à sala)

 

  • Objetos aos pares: duas jarras, dois quadros, duas velas. Peças individuais reforçam a energia da individualidade

 

  • Se for solteiro, crie espaço no quarto para a entrada de uma nova pessoa na sua vida. Caso não seja possível colocar roupa de outra pessoa no nosso roupeiro, é como se não existisse intenção de este poder ser ocupado

 

  • Coloque imagens, frases e símbolos positivos. Estes transmitem sensações positivas e alegres para um novo começo

 

  • Camas e quartos muito grandes reforçam a distância entre os casais. Deve-se promover o conforto do quarto, de forma a estimular a nossa permanência neste espaço

 

  • Deve retirar todos os aparelhos do quarto (televisão, rádio e telemóvel). É fundamental ter um ambiente propício para um novo romance

 

  • Candeeiros e mesas-de-cabeceira iguais estimulam a paridade

 

  • Espelhos no quarto de casal não são aconselháveis. Caso não exista hipótese de os retirar, poderá colocar um biombo ou um lençol para cobrir os espelhos durante a noite.

 

E para quartos de crianças

Ter um quarto em que se sintam bem e onde durmam tranquilamente é fundamental para o bem-estar físico e emocional das crianças. Por isso, deve:

 

  • Retirar telemóveis, aparelhos de wi-fi, televisão e computador, devido às ondas electromagnéticas. Caso não seja possível remover estes objetos, desligue-os durante a noite de forma a promover um maior descanso.

 

  • Camas com gavetas são desaconselhadas, segundo o Feng Shui. A utilização de camas com pés permite que o ar circule debaixo da cama. Caso não seja possível trocar de cama, utilize as gavetas para guardar objetos de uso frequente, como roupa de cama ou os brinquedos preferidos. Esta utilização frequente irá permitir a renovação do ar.

 

  • A cabeceira da cama deverá estar encostada a uma parede e numa posição que permita à criança visualizar quem entra no quarto, dando-lhe uma maior segurança.

 

  • As cores a privilegiar num quarto de uma criança muito agitada devem ser neutras e suaves. Por outro lado, o quarto de uma criança mais calma deve contar com cores vivas de forma a estimular a sua energia.

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

 

Ler artigo online aqui.

Entrevista para o Blog do Banco Santander.