Plantas Feng Shui com Vanda Boavida

Para além de melhorarem o aspecto estético de qualquer espaço, as plantas convidam a energia da natureza a entrar nas nossas casas, ou locais de trabalho. O Feng Shui é uma antiga arte oriental com mais de 4000 anos. De acordo com os seus princípios, as plantas Feng Shui podem alterar e melhorar a energia das nossas casas e assim promover a boa sorte.

Para aprender mais sobre o efeito positivo das plantas nas nossas vidas, a Urban Jungle foi perguntar a quem mais sabe – Vanda Boavida é professora e consultora certificada de Feng Shui e autora do livro Casa Com Alma.

Sabemos que as plantas animam o nosso espírito e nos fazem sentir bem, entre muitos outros benefícios. Estes factos, comprovados em diversos estudos, relacionam-se de alguma forma com o Feng Shui?

“Está provado que o contacto com a natureza tem benefícios vários e o Feng Shui como a arte que procura o equilíbrio entre o espaço e o homem, sendo assim, podemos considerar que o Feng Shui foi a origem deste estilo de vida. Hoje vulgarmente estudado pela Biofilia, que é o amor à vida, termo popularizado por Edward Wilson em 1984. Face ao número de horas que passamos em ambientes fechados torna-se urgente trazer elementos naturais para o interior desses espaços de forma a alavancar as capacidades humanas e proporcionar qualidade de vida. Aqueles que trabalham em ambientes com elementos naturais relatam níveis elevados de bem-estar (+15%), produtividade (+6%) e criatividade (+15%) do que aqueles que trabalham em ambientes sem natureza, de acordo com o Relatório da Human Spaces.”

Como é que as plantas contribuem para uma energia mais positiva em nossas casas? Podem mesmo trazer-nos boa sorte?

“As plantas têm um impacto positivo na nossa ansiedade, redução do stress e melhoria da qualidade do sono, logo têm impacto no nosso equilíbrio e consequentemente nas várias áreas da nossa vida. Uma pessoa com um incremento na qualidade do sono, beneficia ao nível da saúde, produtividade, bem-estar e criatividade, logo é inegável o aumento da boa sorte para todos os que usufruem dos benefícios da natureza.“

Que tipo de plantas são mais benéficas de acordo com o Feng Shui? Existem algumas a evitar?

“Podemos destacar as plantas que limpam os ambientes, como o lírio da paz. O lírio da paz é uma das plantas mais estudadas, inclusive pela NASA, pois para além de purificar o ar está provado que reduzem as ondas electromagnéticas, logo o ambiente fica mais saudável. Especialmente em locais onde existe muita tecnologia, como computadores, redes Wi-Fi, telemóveis. Têm impacto direto na nossa saúde e no nosso bem-estar. Podemos evitar os catos e todas das plantas que tenham folhas com picos, no entanto, podem ser usadas no exterior.”

Os Philodendron estão entre as plantas mais eficientes na purificação do ar interior.

Em que locais devemos colocar as plantas Feng Shui em nossa casa?

“Os locais mais propícios para colocar plantas é na zona Este e Sudeste de cada divisão da casa e se possível em toda a casa. Como fazer? Devemos utilizar uma bússola para saber qual a direção Este e Sudeste de cada espaço e colocar nessa direção, mesmo no quarto, pois é um mito quando dizem que faz mal ter plantas no quarto. As plantas fazem fotossíntese de dia e produzem oxigénio. À noite consomem oxigénio e eliminam CO2. A quantidade de oxigénio consumida é, de modo geral, muito pequena e insuficiente para causar qualquer problema a um ser humano. Se dormir com plantas no quarto fosse prejudicial, seria desaconselhado dormir acompanhado, por exemplo, até mesmo com um animal de estimação, uma vez que ambos consomem mais oxigénio do que as plantas.“

Com a generalização do teletrabalho e cada vez mais pessoas a fazer das suas casas o seu escritório, como é que podemos tirar partido do efeito positivo das plantas? Devemos tê-las o mais perto possível da nossa zona de trabalho, ou também noutros pontos estratégicos?

“Devemos ter as plantas mais perto do nosso local de trabalho para beneficiar desse contacto, mas se possível colocar na direção Este ou Sudeste, pois são as direções que correspondem ao elemento árvore no Feng Shui, beneficiando desta forma não só pela introdução das plantas, como o local indicado para as colocar de acordo com esta arte.“

O Feng Shui é uma prática milenar, e ter plantas em casa é algo que as pessoas fazem desde tempos imemoriais. Podemos dizer que os povos antigos possuíam uma sabedoria que as sociedades modernas começam apenas agora a redescobrir?

“Atualmente os estudos demonstram que os povos antigos tinham essa mesma sabedoria e que as sociedades modernas estão mais sensíveis para colocar esse conhecimento em prática, no entanto, o fato de existirem estudos que demonstram esses resultados veio ajudar a impulsionar os mais cépticos a essa prática.“


Vanda Boavida é professora e consultora certificada de Feng Shui. Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas, com Pós-graduação em Marketing Farmacêutico e Especialização em Mercados Financeiros, no ISCTE.

Certificada em Feng Shui pela CAFS (Central Academy of Feng Shui, Malásia) sob orientação do mestre Francis Leyau e pela Escola Nacional de Feng Shui de Lisboa. Certificada em Kaizen Lean Foundations.

Ler o artigo aqui.