15 DICAS PARA TRANSFORMAR A SUA CASA NUM REFÚGIO DE TRANQUILIDADE

O confinamento deu-nos maior consciencia da importância da tranquilidade e harmonia no lar. O espaço de trabalho passou a fundir-se com o espaço pessoal, pelo que é importante rentabilizar a produtividade em casa, aliando a família e as tarefas domésticas.

Para nos ajudar, a consultora Vanda Boavida lançou o livro “Casa com Alma”, que junta o método japonês de kaizen (mudar para melhor), os princípios do feng shui (harmoniza as energias da natureza dentro de um espaço, torna os ambientes agradáveis) e o poder do vision board (ajuda a entender, definir e focar as metas de vida).

Conheça 15 dicas de feng shui do livro “Casa com Alma” que pode usar no dia a dia:

1. Aproveite esta altura de confinamento para fazer uma limpeza mais profunda da casa e optar por reciclar o que já não faz sentido.

2. No feng shui valoriza-se uma mesa oval ou redonda de madeira, pois não ter qualquer tipo de arestas proporciona uma maior igualdade, não ficando ninguém numa situação desfavorável.

3. Colocar carpetes e almofadas no sofá, de várias cores, faz com que a nossa casa seja mais agradável para os amigos.

4. Não coloque o sofá de costas para a porta, pois transmite a mensagem de que não se quer amigos na nossa sala.

5. Se tem o hábito de comer no colo, em pé, na cama ou no sofá, está na altura de mudar. É importante sentar-se na mesa e comer com calma.

6. Colocar uma taça de fruta fresca na mesa da sala simboliza prosperidade e abundância.

7. Objetos aos pares no quarto: duas jarras, dois quadros, duas velas. Peças individuais reforçam a energia na individualidade.

8.  Na cozinha deve ter sempre as portas e as janelas abertas para entrar mais luz natural. As lâmpadas devem ser fluorescentes e fortes. Para reduzir o apetite deve optar por uma luz amarela.

9. Não colocar dinheiro na casa de banho nem na cozinha. Tenha um local próprio para colocar as notas e as moedas.

10. Colocar ervas aromáticas na bancada da cozinha, perto do fogão.

11. Não usar tapetes na casa de banho, pois facilita a acumulação de sujidade. Em alternativa coloque um tapete turco apenas na altura de tomar banho.

12. Evitar a utilização de espelhos nos quartos, pois os mesmos amplificam as ondas eletromagnéticas, não promovendo um sono tranquilo. O ideal é que o espelho fique dentro do armário.

13. A cama deve ter várias almofadas ou então uma boa cabeceira almofadada. Precisamos de sentir proteção e não ficar em alerta constante. Prateleiras por cima da cama devem ser evitadas.

14. Utilizar papel amarelo para pequenos apontamentos. O amarelo facilita o foco e a concentração.

15. Ter muito azul numa das divisões não é recomendável, especialmente se for num quarto, pois estar cercado por algo que simboliza água cria instabilidade.

Artigo disponível aqui.