15 dicas simples de feng shui para tornar a sua casa num sítio muito melhor para viver

Há um novo livro que dá sugestões de como melhorar vários aspetos da vida. “Casa com Alma” foi escrito por Vanda Boavida.

om origens na China antiga, a filosofia do feng shui tornou-se mais conhecida nos últimos anos no ocidente quando foi sobretudo associada à forma como devemos organizar a nossa casa — para termos uma vida melhor.

Contudo, os princípios e métodos do feng shui, que defendem algumas regras base mas que acabam por ser completamente personalizáveis a cada pessoa — e aos objetivos de cada um — podem ser aplicados para muito mais do que isso. É um verdadeiro estilo de vida, que pode envolver a alimentação ou os métodos de trabalho, como defende a consultora Vanda Boavida, autora do novo livro “Casa com Alma”.

A edição da Planeta está disponível desde 12 de janeiro e está à venda por 14,90€. Ao todo, são 200 páginas com muitas dicas para conhecer — sobre a casa e não só.

Em declarações à NiT, Vanda Boavida explica que a decoração “foi sempre uma paixão” que teve. Formada em Organização e Gestão de Empresas, e especializada em marketing, trabalhou durante 13 anos na indústria farmacêutica, até mudar de vida há pouco mais de cinco anos.

Teve um problema de saúde e decidiu mudar de vida. “Na altura já tinha feito workshops de feng shui e fazia decoração a título não tão profissional, mais como brincadeira. E na altura mudei completamente a minha vida, a minha forma de estar, de viver, de me alimentar. E passei dos medicamentos — não que os odeie, pelo contrário — para estudar feng shui e dediquei-me. Quis ter um projeto meu ligado a uma paixão que tinha.”

Assim, tornou-se consultora certificada e começou a colaborar em projetos internacionais e a aplicar os métodos em grandes empresas multinacionais. “O meu método de Vanda Boavida inclui feng shui, o vision board e o Kaizen. Permite-nos não só a redução do desperdício, o que é fulcral nos dias de hoje, mas também o aumento da produtividade e da rentabilidade. É isso que o feng shui pretende: que as pessoas sejam mais produtivas, mais rentáveis e tenham mais qualidade de vida e equilíbrio.”

Daí que alguns destes métodos tanto possam ser usados nas nossas casas como em grande escala, nas grandes empresas. “Muitas vezes as pessoas não ouvem falar de Kaizen e ouvem falar do método Marie Kondo. A Marie Kondo utiliza para aí um décimo do que é Kaizen. É um mundo inteiro, hoje utilizado pelas grandes multinacionais, desde a Pfizer à NOS, EDP, Jerónimo Martins, o grupo Sonae, a Salvador Caetano. É uma metodologia que foi criada para a Toyota a seguir à Segunda Guerra Mundial. É como se tivéssemos três camadas de conhecimento. Todas juntas, conseguem alavancar-se umas às outras. São metodologias que permitem às pessoas atingir os seus objetivos – e que permitam ter uma vida mais harmoniosa”, explica Vanda Boavida. São métodos que podem ser aplicados na logística e nas estruturas de grandes organizações.

Está à venda desde 12 de janeiro.

Este livro, portanto, tanto pode ser para uma pessoa comum que quer melhorar a casa onde vive, ou simplesmente emagrecer, ou atingir outro objetivo concreto — ou pode ser útil para um empresário, um designer ou arquiteto, defende a autora.

“Quis fazer um livro completo, abrangente, que se focasse em várias áreas da nossa vida, desde relacionamentos, pessoais e profissionais, o sucesso, a prosperidade, a saúde. E especialmente depois do confinamento, as pessoas querem sentir-se bem no espaço onde habitam, onde trabalham. Já têm consciência de que esse espaço acaba por trazer um aumento do bem-estar.”

Além disso, Vanda Boavida não se quer associar ao feng shui mais esotérico. Assume-se como uma “papa-cursos”, alguém que “nunca pára de estudar” sobre o tema, uma “pessoa pragmática dos números e do marketing”.

“Exploro o racional, não sou uma consultora de feng shui que explora o esoterismo, não. Existem várias vertentes, escolas, dentro do próprio feng shui — assim como existe na medicina — e a minha metodologia é virada para os factos, para a lógica. Fazer consultoria a multinacionais não pode ser com esoterismo.”

Conheça 15 dicas de feng shui do livro “Casa com Alma” que pode usar no dia a dia para melhorar a sua habitação (e, por isso, a sua vida).

1. No feng shui valoriza-se uma mesa oval ou redonda de madeira, pois não ter qualquer tipo de arestas proporciona uma maior igualdade, não ficando ninguém numa situação desfavorável. A divisão das pessoas em mesas redondas ou ovais é mais fácil do que em mesas quadradas ou retangulares, já que colocar uma pessoa em situação desfavorável é sempre complicado. A madeira promove o crescimento e é um elemento natural, robusto e sólido, como deverá ser o convívio entre amigos e família.

2. Não se deve ter imagens dos amigos no frigorífico, pois convida-os a comer com muita regularidade na nossa casa.

3. Colocar carpetes e almofadas no sofá, de várias cores, faz com que a nossa casa seja mais agradável para os amigos.

4. Não coloque o sofá de costas para a porta, pois transmite a mensagem de que não se quer amigos na nossa sala.

5. Colocar símbolos aos pares no quarto de casal e na sala é importante para estimular o romance. Objetos iguais em triplicado representam interferência nos relacionamentos, por isso devem colocar-se sempre objetos em duplicado, de preferência cor-de-rosa ou vermelhos, pois são cores que estimulam o romance e a paixão.

6. Colocar um mapa ou globo promove viagens de negócios para outros países. Caso seja a nossa intenção de ter relacionamentos com o exterior é excelente dica.

7. No espaço de trabalho é importante ter sempre uma posição de controlo, de forma a que se consiga ver o número máximo de pessoas que colaboram connosco.

8. Evitar a utilização de espelhos nos quartos, pois os mesmos amplificam as ondas eletromagnéticas, não promovendo um sono tranquilo.

9. Deve evitar o uso do laranja, amarelo e vermelho na cozinha, pois estimula a fome.

10. Utilizar plantas e/ou flores perto do nosso local de trabalho, já que o contacto com a natureza reduz a ansiedade.

11. Usar duas gotas de óleo essencial de lavanda nos cortinados ou tapetes de casa, para reduzir a ansiedade.

12. Usar a despensa para colocar alimentos e se possível não misturar com aspirador, balde e outros utensílios de limpeza.

13. Colocar ervas aromáticas na bancada da cozinha, perto do fogão.

14. Ter muito azul numa das divisões não é recomendável, especialmente se for num quarto, pois estar cercado por algo que simbolize água cria instabilidade.

15. Não usar tapetes na casa de banho, pois facilita a acumulação de sujidade. Em alternativa coloque um tapete turco apenas na altura de tomar banho.

Ver em NiT online