Uma Questão

de equilíbrio

Sabia que a organização (ou desorganização!) do
quarto do seu filho pode estar a influenciar a saúde
a criatividade e o seu rendimento escolar?

por Tânia Alexandre

Não queremos ferir o seu sentido estético, mas não basta ter a casa limpinha, arrumadinha e com o último grito em termos de decoração. Segundo o feng shui, uma arte milenar chinesa com mais de 4000 anos, a maneira como organizamos as divisões, o tipo de mobiliário e até as cores que escolhemos para decorar o nosso refúgio podem equilibrar ou desequilibrar os fluxos energéticos da nossa casa e consequentemente influenciar a forma como nos sentimos. Este artigo dedicar-se-á a uma das zonas que mais dor de cabeça lhe dá. Já adivinhou qual é? O quarto das suas crianças!

O que é o feng shui?
É uma antiga ciência taoísta que procura equilibrar os fluxos energéticos da casa, adaptando-os às energias de cada morador. Como? Através de um estudo muito rigoroso que envolve a análise sobre o equilíbrio entre as polaridades yin e yang, as interações energéticas dos cinco elementos (água, madeira, fogo, terra e metal, as energias espaciais (oito setores cardinais) e as energias temporais (datas de nascimento dos moradores, da construção da casa). Parece confuso para uma leiga no assunto? Talvez. Mas reunimos algumas dicas de especialistas e verá que não é assim tão díficil harmonizar o ambiente e fazer com que a energia flua… mas da maneira certa!

Boas energias
Siga as dicas dos nossos especialistas e organize o quarto do seu filho com boas energias, criando simultaneamente um espaço que durante o dia seja divertido e estimule a criatividade, mas que à noite permita um sono descansado. De acordo com Paula Margarido, arquiteta e consultora de feng shui, existem várias escolas de feng shui: Escola da Forma, Escola da Bússola e a Escola Intuitiva, que partilham os mesmos princípios básicos, mas que não utilizam as mesmas ferramentas. Nestas linhas vamos guiar-nos pelo Baguá, que é uma ferramenta utilizada pela Escola Intuitiva e que consiste numa grelha com nove áreas, em que cada uma corresponde a diferentes aspetos da vida, simbolizados por um trigrama.

COMO SE UTILIZA?

Aplique o Bágua sobre o quarto da criança, colocando o setor da carreira/trabalho sobre a parede onde se situa a porta de entrada principal (Norte “virtual”).

O mobiliário. objetos decorativos ou pessoais deverão ser organizados em função do setor a que correspondem.

NORTE/SETOR1
Energia da carreira/trabalho
Coloque um armário nesta zona com cadernos, livros ou material escolar. Também pode recorrer a elementos de água: aquário ou uma jarra de vidro com flores, pintura de um rio, uma imagem de uma praia.

SUDOESTE/SETOR2
Energia dos relacionamentos
Coloque fotografias do seu filho com pessoas por quem ele nutre maior afeto (pais, familiares,
amigos).

ESTE/SETOR 3
Energia da família
Coloque fotografias felizes da família e objetos simbólicos que o liguem a pessoas de quem gosta.

SUDESTE/SETOR 4
Energia da prosperidade
Decore o espaço com objetos de valor simbólico para o seu filho.
Coloque também um pequeno vaso com uma planta ou uma vela sobre a secretária.

NORDESTE/SETOR 6
Energia ligada às finanças e organização
Fotografias do pai ou do avõ.

OESTE/SETOR 7
Energia das crianças e criatividade
É uma zona dedicada ao lazer, logo não coloque material escolar.
Privilegie jogos, desenhos, criações dele.

NORDESTE/SETOR 8
Energia do conhecimento e da espiritualidade
Colocar uma pequena estante para livros (que não sejam escolares).
Também pode colocar uma mesa de cabeceira com alguns livros e um cristal ametista (cristal que ajuda a acalmar e é o ideal para o setor da espiritualidade.

SUL/SETOR 9
Energia do reconhecimento e da fama
Afixar boletins escolares, diplomas, troféus.

Situações a evitar

INTERFERÊNCIAS
Retire do quarto telemóveis, aparelhos de wi-fi, televisão, computador.
Se não for possível, desligue-os durante o sono e afaste-os pelo menos 1, 5 metro da cabeceira.

Evite:
Colocar prateleiras sobre a cama ou posicionar móveis com as esquinas direcionadas para esta. As camas com gavetões para arrumação não são indicadas, pois estagnam a energia debaixo da cama. Caso não tenha alternativa, nos gavetões, arrume peças de uso frequente, para ir renovando a energia.

Posicione:
A cama deve ter cabeceira e esta deve estar encostada a uma parede e numa posição que permita à criança visualizar quem entra ou sai do quarto. Evite prateleiras por cima da cama.

A melhor localização:
A localização ideal para o quarto das crianças são Este e Sudeste – expostos à luz da manhã, para que receba mais a luz solar.

Adeque:
O ideal será privilegiar as cores mais suaves. Para uma criança que precisa de ser mais estimulada, pode optar por cores mais alegres, mas evite o vermelho, porque pode causar agitação. As cores vivas, como o amarelo, laranja e o vermelho, são mais yang e, por isso, mais estimulantes.As cores suaves, como o azul e o verde são mais yin e mais tranquilas.

FONTE: VANDA BOA VIDA, DECORAÇÃO DE INTERIORES E CONSULTORIA